CEPECAP

CEPECAP – Centro de Estudos e Pesquisas da Capoeira

IMG_6836 O Centro de Estudos e Pesquisas da Capoeira do CEPEUSP (CEPECAP) coordenado pelo Professor Vinicius Heine realiza diversas atividades relacionadas à Capoeira no CEPEUSP, que envolvem Cursos Regulares, Grupo de Estudos, orientação à alunos de graduação e pós graduação, publicações (livros e artigos), Encontros, Congressos, Seminários e Cursos de Formação tais como as Clínicas de Capoeira, o Seminário de Capoeira e Cultura Brasileira, o Congresso Brasileiro de Capoeira Escolar, entre outros.

São oferecidos Cursos regulares de Capoeira atendendo a comunidade USP (alunos de graduação e pós-graduação, professores e funcionários) e comunidade externa. Nos últimos anos, acompanhando a tendência de internacionalização da USP, tem sido crescente o interesse e procura dos alunos intercambistas pela Capoeira, que veem nela uma oportunidade de conhecer de perto e vivenciar a cultura brasileira.

A Capoeira, uma das mais representativas manifestações da cultura brasileira, foi reconhecida, em 2008, como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), tendo o referido órgão do Ministério da Cultura incluído o ofício dos Mestres de Capoeira no Livro dos Saberes, e a Roda de Capoeira no Livro das Formas de Expressão.

No CEPEUSP a Capoeira foi teve início em 1972, tendo sido implementada pelo Professor Gladson de Oliveira Silva, Mestre Gladson. Ao longo desses 42 anos, a Capoeira do CEPEUSP conquistou reconhecimento nacional e internacional, tornando-se uma referência para alunos, professores, Mestres, profissionais e pesquisadores, especialmente no que se refere aos aspectos educacionais e culturais.