Dor no Ombro?

Conheça uma das prováveis causas da dor no ombro e os fatores de risco. Saiba quais são os sintomas da síndrome do impacto.

Luzimar Teixeira *

Milena Dutra *

Dor no Ombro?  Pode ser Síndrome do Impacto.

A Síndrome do Impacto é uma das causas mais comuns de dores no ombro em adultos. Resulta de uma pressão e compressão da musculatura do ombro com a parte óssea do mesmo, que é exercida quando o braço é elevado. Estes músculos cobrem a cabeça do úmero (osso do braço) e seus tendões são lesionados por atrito excessivo, decorrente de movimentos repetitivos como os de elevação. Isto pode causar dor, inflamação dos tendões (tendinite) e limitação de movimentos.
A dor pode ser por uma inflamação da bursa (bursite), bolsa cheia de líquido que tem a função de lubrificar as estruturas internas do ombro, porém quando ela se encontra espremida ou também em atrito contínuo, ocorre inflamação.
Algumas vezes, uma ruptura parcial ou total deste tendão pode acontecer, agravando ainda mais a dor.

dor-no-ombro-sindrome-do-impacto-horizontal - 01

Fatores de risco e prevenção

Esta síndrome é comum tanto em atletas jovens como em pessoas da meia-idade e idosos. Atletas do tênis, da natação e basquetebol são particularmente vulneráveis pelo movimento esportivo em si. Já aqueles que utilizam as mãos acima da cabeça e em atividades repetitivas no trabalho ou na vida diária, como estender roupas no varal, são bastante acometidos, apresentam um grau de tendinite importante e queixa de dor contínua. A dor também pode ser resultado de um pequeno trauma ou até mesmo de uma aparente queda.

Sintomas

  • Deve-se estar atento a dores leves que estão presentes tanto na atividade quanto no repouso;
  • Pode haver dor que vai da parte da frente até a lateral do braço;
  • Pode haver dor súbita (forte) ao levantar o braço;
  • Dor que piora ao anoitecer;
  • Inchaço na parte da frente do ombro e rigidez na elevação do braço;
  • Diminuição da força muscular e dos movimentos do braço, tanto para frente quanto para o lado;
  • Dor ao abaixar o braço após este estar elevado, perda de força e restrição de movimentos e
  • Mulheres não conseguem abotoar o sutiã por exemplo: o movimento de colocar o braço para atrás do corpo  e o de elevação do mesmo são os mais prejudicados.

* Núcleo de Atividade Física Adaptada e Saúde – NAFAS

Acesse o Sistema CEPEUSP