V Congresso de Capoeira e Educação

De 25 a 27 de outubro, profissionais, pesquisadores e praticantes de Capoeira do Brasil, EUA, México, Argentina e Peru reuniram-se no CEPEUSP para o V Congresso Brasileiro de Capoeira e Educação.

O V Congresso Brasileiro de Capoeira e Educação, realizado  no CEPEUSP, reuniu praticantes, pesquisadores e profissionais de diferentes estados do Brasil e também do exterior. Sob a coordenação do Professor Vinicius Heine, o evento contou com palestras, mesas redondas, oficinas, apresentação de trabalhos acadêmicos e não acadêmicos, além de rodas de capoeira e atividades de integração.

Os EUA foram representados pela pesquisadora e professora Ph.D Jaclyn Donelle McWhorter da Oglethorpe University – Atlanta, apresentando a temática “Uma filosofia de vida: Capoeira e inclusão social na periferia de São Paulo”, fruto da sua tese de Doutorado. Também dos EUA, esteve presente a pesquisadora Brennan Delattre da Middlebury University – Vermont, versando sobre “Capoeira e Neurociência”.

O México foi representado pelo prof. Efrain Palencia da Universidad Autónoma de Baja, Califórnia. A Argentina foi representada pela prof.ª. Romina Iuso, pesquisadora da Universidade de Buenos Aires, e o Peru, pelo pesquisador e praticante Hans Harley Ccacyahuillca Bejar, da Universidad Nacional San Antonio Abad, de Cusco.

Os palestrantes Henrique Kohl (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE), Marcio Rodrigues dos Santos (UNISANTA), Gladson de Oliveira Silva (CEPEUSP), Marcel Stocco (Instituto Tribus Capoeira), Ramon Lopes (Projeto Lamparina), Maria Aparecida Ribeiro (Capoeira Senzala) e Flávio Saudade (Gingando pela Paz) abordaram importantes temas relacionados à Capoeira em seus aspectos educacionais, culturais e sociais.

Nas apresentações acadêmicas, destacaram-se a Prof.ªDra. Norma Silvia Trindade de Lima, da Faculdade de Educação-UNICAMP, com o trabalho “Diálogos entre saberes acadêmicos e não acadêmicos: Capoeduca em itinerância”; o Professor Victor Ferreira, com a temática “A Capoeira como Prática Inclusiva e de Promoção da Saúde Mental”; e o Professor Marcio Akira Couceiro (Universidade Federal de Roraima – UFRR) com a Exposição de fotos “Rodas de Rua em Boa Vista – Roraima”, com os estudantes da UFRR e bolsistas do Centro de Capoeira, Euzamar Moura Coelho de Matos e Wellington Pereira da Silva.

O evento consolida o CEPEUSP  como centro de referência em ações ligadas à Capoeira. Um processo histórico iniciado em 1972, quando a modalidade foi implementada no CEPE pelo Prof. e Mestre Gladson de Oliveira Silva.